A viagem do mochileiro começa muito antes de por o pé na estrada: a preparação do roteiro, organizar a mochila, conversar com quem já tem experiências para contar… é tudo super divertido! E por mais preparado que o mochileiro esteja, a viagem de mochilão é sempre uma descoberta. O viajante descobre cantinhos escondidos, novos amigos e aprende muito sobre si, além de ser uma das formas mais divertidas de conhecer o mundo – e barato também!

Para ajudar os mochileiros de primeira viagem ou os mais experientes, vamos sempre postar aqui no blog da Greentur algumas das melhores dicas para quem vai fazer um mochilão. Vamos começar pela Europa?

Uma das vantagens de viajar para a Europa é a possibilidade de conhecer diferentes nações, sem ser necessária uma estadia muito longa no continente. E justamente essa vantagem pode complicar a escolha entre os destinos, afinal, estamos falando de 47 países. Ou seja, muita coisa. Por isso, o primeiro passo deve ser a elaboração de um roteiro, considerando o tempo disponível para a viagem, uma média mínima de 60 euros por dia e a quantia disponível para hospedagem. Outra dica é consultar um mapa da Europa, conferir os países e cidades vizinhas para organizar estrategicamente suas paradas.

DINHEIRO – uma alternativa bastante interessante é o Travel Money, um cartão oferecido pelas bandeiras brasileiras, para que você possa efetuar pagamentos e fazer saques no exterior. Com esta opção, a própria operadora realiza a conversão de moedas, sendo possível optar entre o dólar ou euro. Caso prefira levar dinheiro vivo, a dica é efetuar a troca aqui mesmo no Brasil, sempre calculando a média diária de pelo menos £ 60,00 ou cerca de R$ 182,00. Para não sair perdendo, a dica é ficar na cotação das moedas e efetuar a troca no dia em que o euro estiver menos caro – cada centavo faz a diferença na hora da troca.

PASSAGENS AÉREAS – depois de definir o roteiro, chega o momento de comprar as tão sonhadas passagens aéreas para a Europa. Se a ideia for economizar com as passagens, uma recomendação é optar pelas cidades menos badaladas, o que significa iniciar o roteiro do seu mochilão, longe das capitais. É mais fácil encontrar promoções para grandes cidades, como Frankfurt e Munique (Alemanha), Milão (Itália) ou Marselha (França).

munich-germany-shutterstock_157079105
Munique – Alemanha

TRANSPORTE – a melhor opção é viajar de trem pela Europa! Existem diversas estações que ligam diferentes países europeus. Durante a estadia na cidade, as melhores alternativas são os meios usados para transporte público, como metrô e ônibus, ou ainda passeios de bicicleta, muito comum nos principais destinos europeus.

HOSPEDAGEM – na Europa, você consegue alugar casas para ficar. No entanto, caso não haja casas disponíveis no destino escolhido, é necessário pesquisar e procurar hostels ou albergues bem localizados e que ofereçam diárias baratas.

OUTROS ITENS IMPORTANTES – lembre-se de respeitar a época da viagem, se o mochilão for durante o verão europeu, peças mais leves são prioridade na sua bagagem, mas sem esquecer de casacos, já que por lá a temperatura é mais amena. Sobre sua documentação necessária para entrar na Europa: passaporte válido é essencial, além disso, é preciso conferir se os países a serem visitados exigem visto. A maioria solicita visto de turista, o qual pode ser retirado ainda no aeroporto. No entanto, vale lembrar que estes vistos têm prazos, que devem definir o seu tempo no país.

Depois de organizar tudo, chega a hora de partir e curtir toda a viagem. Você pode emitir sua passagem online e fazer a reserva do seu hotel em nosso site – faça suas escolhas e se precisar de qualquer ajuda, nos contate que te assessoramos! Bom mochilão!